Edição 106 – Maio 2018

“Vila do Condeespraiada. Entre pinhais, rio e mar!”

Vila do Conde tem na memória uma história que ultrapassou os 10 séculos e retém em si um percurso escrito a ouro, tendo como base a localização privilegiada do seu território. Situada na foz do Rio Ave e desaguando no Atlântico, possui vários quilómetros de praia, que se estendem ao longo de sete freguesias. A Presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, ajuda-nos a conhecer melhor a identidade do seu concelho.

Ver mais.

Chavescidade de história e inovação

Nuno Vaz preside aos destinos da Câmara Municipal de Chaves desde outubro do ano transato. Assume a ambição de ver reforçada a relação dos flavienses com o território e que Chaves se demarque no plano turístico como cidade milenar.

Ver mais.

De Chaves para o Mundo

A Academia de Artes de Chaves surge em 2008, fruto da vontade vincada de Luciano Pereira e Marcelo Almeida que, ao terem estudado no Conservatório Regional de Gaia, indagaram-se sobre como seria se existisse um Conservatório na região.

Ver mais.

Enriquecer culturalmente o indivíduo

O Conservatório Regional de Música de Vila Real nasceu há 13 anos, fruto do esforço que na época se fez sentir para que a região pudesse ter uma escola do ensino especializado da música. Assim, foi criada uma fundação, ligada à Câmara Municipal, constituída por um sócio benemérito - o Comendador Manuel Correia Botelho - e um grupo de personalidades individuais e colectivas apoiantes deste projeto.

Ver mais.

“Apresentamos resultados”

A Academia de Música de Castelo de Paiva celebra este ano o seu trigésimo aniversário e afirma-se como um dos principais motivos de orgulho do concelho. Estivemos em diálogo com Agostinho Vieira, Diretor Pedagógico desde a sua fundação, e com Gonçalo Rocha, Presidente do Município.

Ver mais.

Um lugar de referência no ensino da dança

A Escola de Dança Lugar Presente encontra-se sediada em Viseu e funciona desde 2005. Fomos conhecer melhor o seu trabalho, à conversa com Albino Moura (Administrador) e Ana Cristina Pereira (Diretora Pedagógica).

Ver mais.

Focamos o nosso ensino na criança”

O Conservatório de Música Terras de Santa Maria oferece aos seus alunos um projeto educativo diferenciador, marcado por um forte caráter humanista. Estivemos à conversa com António Andrade, Diretor Geral, e com Antero Leite, Diretor Pedagógico.

Ver mais.

Trazer cultura à região

DificuldaÁgueda é uma terra fortemente ligada à Música, concentrando inúmeras associações de índole cultural e recreativa, tais como Bandas, Coros e Grupos Folclóricos. Durante muito tempo sentia-se, porém, uma lacuna no que ao ensino e formação dizia respeito.

Ver mais.

A referência no ensino de acordeão

São várias as pessoas que se inscrevem no Instituto de Música Vitorino Matono (IMVM) para estudar e aperfeiçoar as suas técnicas nos mais diversos instrumentos. Hoje, Ruben Matono e Nelson Almeida falamnos sobre um percurso que se orgulha de abrir horizontes no ensino da música, com uma tradição específica no acordeão.

Ver mais.

Um lugar onde se descobrem vocações

Há quatro décadas que a Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM), situada em Carcavelos e, atualmente, em São Domingos de Rana (Cascais), é uma referência na formação de bailarinos e demais artistas.

Ver mais.

A arte como instrumento de humanização e transformação

Uma escola que ensina a sonhar… O Conservatório d’Artes de Loures (CAL) está quase a completar uma década de existência, ao longo da qual tem ajudado a elevar os sonhos de uma grande comunidade de jovens.

Ver mais.

Em defesa de uma formação verdadeiramente sólida

O Conservatório de Música de Cascais acaba de celebrar uma década de existência e estivemos à conversa com o seu diretor, o maestroNikolay Lalov.

Ver mais.

Dinamizar e divulgar a Cultura

O Conservatório Regional do Baixo Alentejo (CRBA) nasceu há cerca de 20 anos, fruto de um projeto intermunicipal. Hoje é uma associação composta pelos municípios de Beja (sede), Castro Verde e Moura – tríade de polos administrativos –, Ferreira do Alentejo, Serpa, Altivo, Aljustrel e Almodôvar. Mauro Dilema, diretor do conservatório, fez-nos a apresentação desta casa, que tem como foco o fomento da música profissional.

Ver mais.

Pioneiros no ensino da dança contemporânea

A Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS) foi fundada em 1982 por duas figuras ilustres da dança em Portugal: António Rodrigues e Maria Bessa. Atualmente, são duas ex-alunas (Iolanda Rodrigues e Marina Sacramento) que estão na sua liderança e falaram connosco acerca da forma como a instituição se mantém relevante na atualidade.

Ver mais.

Música do povo para o povo

A Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sôr é um projeto que nasceu há 37 anos e surgiu inicialmente como uma ocupação de tempos livres. Daí, o Município resolveu criar a escola de música, que tendo passado por vários executivos foi sempre uma grande aposta na qual se investiu muito. Sérgia Bettencourt Martins, vereadora municipal da educação e cultura, Pedro Pereira, maestro da orquestra, e Ricardo Miguel, diretor artístico, explicaram a atividade artística da cidade e das suas estruturas culturais.

Ver mais.

Mapear «Empresa Familiar» na região Norte

O projeto Roadmap para as Empresas Familiares Portuguesas é liderado pela Universidade do Minho e tem como entidade co-promotora a Associação Empresarial de Portugal. Ana Paula Marques, professora do Departamento de Sociologia da UM e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - polo da Universidade do Minho, é a mentora destemprojeto, o qual, em entrevista connosco, nos deu a conhecer.

Ver mais.