Edição 104 – Março 2018

Apoio Social em proximidade

Em entrevista ao bispo da Diocese de Viseu, D. Ilídio Leandro, ficámos a conhecer a realidade social em torno de uma região onde o valor da proximidade se afigura essencial para o bem-estar da população.

Ver mais.

Apoio de proximidade à terceira idade

Não há limites para ajudar os que mais necessitam. Foi com esta linha de pensamento que nasceu a Associação S.C.D.R. de Gumiei, no ano de 1989. Fomos ao encontro de Lauriano Silva, atual Presidente, e de Sónia Costa, Diretora de Serviços, com quem ficámos a conhecer a forma como esta Instituição Particular de Solidariedade Social se tem tornado um dos mais procurados do distrito de Viseu.

Ver mais.

“Servindo com o melhor que temos e o melhor que somos”

Este é o lema que orienta e inspira a Fundação Marcos e Ana Gonçalves, uma IPSS direcionada para o atendimento à população idosa, que continuamente tem apostado na profissionalização e na boa gestão dos seus serviços.

Ver mais.

Pela qualidade de vida dos utentes

Estivemos em diálogo com Nuno Crescêncio, Presidente da Direção da Casa do Povo de Parada, numa altura em que se estão a completar três anos desde a abertura da sua Estrutura Residencial para Idosos, o Lar Nossa Senhora do Rosário.

Ver mais.

Os melhores serviços, da infância até à terceira idade

Fundada em 1983, a Associação de Solidariedade Social Cultural e Recreativa Coutoense, situada em Couto de Cima, é uma das instituições de maior longevidade do distrito de Viseu.

Ver mais.

Um Centro para se sentir em casa

À conversa com Eurico Tomás, Presidente da Direção, e com Milene Simões, Assistente Social e Diretora de Serviços, fomos conhecer o Centro Balmar, instituição sediada em Mortágua.

Ver mais.

30 anos ao serviço da Guarda

Foi no dia 13 de dezembro de 1988 que foi criado, por escritura pública, o Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento (CFAD). Passados quase 30 anos Virgílio Mendes Ardérius, Presidente da Direção, revela-nos como tudo começou...

Ver mais.

“Miro, muito mais do que um lugar”

Para combater a desertificação desta aldeia, Manuel Nogueira, fundador e atual Presidente do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro, em conjunto com alguns amigos, resolveu dedicar-lhe toda a sua paixão e suor.

Ver mais.

Uma escola de memórias e futuro

O Curso de Música Silva Monteiro, no Porto, fundado pelas irmãs Ernestina, Carolina e Maria José Silva Monteiro, oriundas de uma família abastada comemorou no passado dia 2 de Março 90 anos de existência. Luísa Caiano, em entrevista connosco, revelou a tradição desta casa.

Ver mais.

Pretendemos criar artistas

O Conservatório de Música da Maia está a completar duas décadas de existência, ao longo das quais tem desempenhado um serviço público de ensino e um forte envolvimento na vida cultural do concelho.

Ver mais.

Gondomar aposta na Cultura

A cidade prepara-se para receber o I Concurso Internacional de Percussão. A iniciativa da Banda Musical de Gondomar, com o apoio da Câmara Municipal, promete trazer à cidade música de alto nível. Falámos com Luís Filipe de Araújo, Vice-Presidente da autarquia e também Vereador da Cultura.

Ver mais.

Um caso de sucesso na formação de artistas

A Academia de Música de Vilar do Paraíso, instalada nesta freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia, é uma das maiores referências no panorama nacional do ensino artístico. Entre os seus maiores motivos de orgulho, está a forma como tem ajudado a construir o percurso de vários profissionais que hoje são reconhecidos nacional e internacionalmente.

Ver mais.

A Humildade e os Afetos na Música

O Conservatório de Música de Santarém nasceu em maio de 1985, da vontade de um grupo de 12 amigos que entendiam que a música faz parte do desenvolvimento do ser humano. Falámos com Beatriz Martinho, Presidente da Direção e professora de Educação Especial, que nos explicou o que deu forma a este Projeto.

Ver mais.

Cada vez mais, uma referência na Educação e na Cultura

A Associação Canto Firme, sediada em Tomar, destaca-se na realização de atividades culturais ao mesmo tempo que é, hoje, uma das entidades mais completas de toda a região Centro no que diz respeito à oferta de formações artísticas, designadamente com foco na música.

Ver mais.

“É preciso que se olhe para o Ensino Artístico de outra forma”

Estivemos em diálogo com Fernando Pavão, Suzana Batoca e Sílvia Sobral, da direção da Academia de Música de Almada. Os três responsáveis conversaram connosco sobre este estabelecimento e sobre os constrangimentos sentidos pelo setor educativo do qual fazem parte.

Ver mais.

Abrimos o caminho

A Quebra Notas está a completar uma década de atividade, ao longo da qual se tem afirmado como uma das escolas de música de referência na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Ver mais.

Exigência com amizade

O Conservatório de Música de Almada é um projeto criado pela Sociedade Recreativa Musical Trafariense (SRMT), cuja atividade letiva teve início em janeiro de 2016. Fomos conhecer as características do seu projeto educativo, em diálogo com o presidente desta coletividade, Hélder Lopes.

Ver mais.

“Uma escola para todos”

O Centro Helen Keller, situado no Restelo, em Lisboa, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e foi fundado em 1955 por um grupo de personalidades de renome, associadas à medicina e à pedagogia. O presidente, Alberto Maia e Costa, e a diretora pedagógica, Ana Lúcia Pelarigo, revelaram, em entrevista connosco, o porquê de serem a referência nacional no ensino para a deficiência visual.

Ver mais.