Edição 103 – Fevereiro 2018

As raízes de um ensino antigo

A Escola Superior Agrária de Santarém celebra este ano o seu 130o aniversário e tem sido ao longo do tempo um motor de desenvolvimento agrário nacional e sobretudo regional. José Mira Potes, como diretor desta instituição, não poderia deixar de responder aos desafios que agora se colocam num ensino que ambiciona acompanhar a evolução tecnológica do setor primário e também a internacionalização.

Ver mais.

Influências da natureza

Abrigado por montes e vales, o concelho de Anadia aposta fortemente na produção vitivinícola e é através do seu espumante que toda a região bairradina se apodera de uma mística muito própria.

Ver mais.

Ruralidade – memória e transformação

A agricultura fora um setor de franco crescimento no concelho de Vagos e Silvério Regalado, Presidente do Município, na tentativa de mudança de paradigma, aposta agora nas suas potencialidades para o desenvolvimento regional.

Ver mais.

Gostamos de manter a nossa ruralidade

Em diálogo com José Bernardo Nunes, Presidente do Município do Cadaval, ficámos a conhecer os aspetos essenciais da realidade agrícola deste concelho.

Ver mais.

Formar músicos e cidadãos

O Conservatório de Música de São José da Guarda surgiu da iniciativa de algumas pessoas da sociedade civil, com ligações à música, e estabeleceu-se no modelo atual em 2002, no âmbito da Santa Casa da Misericórdia da Guarda.

Ver mais.

“Com Música, construímos Pessoas”

A ArtEduca - Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão, nasceu em 2005, fruto da iniciativa de um grupo de jovens músicos famalicenses que quis renovar e diversificar a realidade artística e musical da região. É reconhecida e financiada pelo ministério da educação e ciência.

Ver mais.

Ensino Artístico Especializado

A Academia de Música de Oliveira de Azeméis (AMOA) foi fundada em 1984 por iniciativa do professor Armindo Ferreira que, com a ajuda e o apoio do Município, concretizou a sua implementação. Manuel Silva, diretor pedagógico, explicou, em entrevista connosco, o sucesso crescente dos últimos anos.

Ver mais.

Uma referência no ensino artístico

O Conservatório Regional de Castelo Branco nasce como iniciativa privada por parte de pessoas ligadas à música, e o seu trabalho é iniciado de forma discreta tendo vindo a crescer singularmente até aos dias de hoje.

Ver mais.

A noção de prazer e a noção de trabalho

Pedro Rovira é o rosto por detrás do Conservatório das Caldas da Rainha, projeto que abraçou em 2013, a pedido do então proprietário, depois de uma fase menos boa. Com este novo alento, a escola reergueu-se e hoje é uma referência no ensino artístico da região.

Ver mais.

Cultura e Desporto para todos

A Associação Sociedade Filarmónica Gualdim Pais é uma entidade com 141 anos e nasceu de uma associação já existente em Tomar, estando voltada para o povo e para uma maneira diferente de fazer cultura.

Ver mais.

Queremos que os alunos gostem de música

O Collegium Musicum Conservatório de Música de Seia foi fundado em 1991 mas só em 1997 foi criada uma associação, sem fins lucrativos, para gerir esta escola do ensino artístico de Música, pioneira nesta região. António Tilly, diretor pedagógico, explicou, em entrevista, a missão desta escola.

Ver mais.

Um conservatório de portas abertas à comunidade

O Conservatório de Música e Artes do Dão - CMAD encontra-se neste momento a completar dez anos de existência. À conversa com Fernando Paulo Gomes, Luís Matos e Mário Cruz, fomos conhecer o trabalho que tem realizado ao longo de um percurso ainda curto mas com resultados assinaláveis.

Ver mais.

Novos desafios para a EPDRAC

Fomos ao encontro de Maria da Conceição Matos, diretora da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (EPDRAC), conhecer as frentes em que a instituição está envolvida.

Ver mais.

Valorizar os recursos do Interior

A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa é um ícone da formação de jovens na área de Belmonte, privilegiando os recursos do território onde se insere. O diretor, Agostinho Ferreira, fez o balanço do ano transato e revelou os desafios para 2018.

Ver mais.

Ramirão está a mudar a forma como se trata da população idosa

A Associação para o Desenvolvimento Social do Ramirão (APDSR) vai muito para além dos simples cuidados básicos aos seus utentes e defende uma reabilitação integrada, com fisioterapia, jogos cognitivos, música, teatro, com o objetivo de manter os idosos ativos e independentes.

Ver mais.

Uma família para fazer sorrir

Em Aldeia Nova, Trancoso, há uma casa que nasceu para melhor acolher e apoiar a população idosa. Pelo caminho, deu emprego aos locais e continua, dia após dia, à espera de chegar cada vez mais longe – que é como quem diz, ajudar sempre mais.

Ver mais.

Acreditamos na solidariedade

A Associação Humanitária de Paranhos da Beira nasceu em 1981 pela mão de José Vaz de Castro, cujo intuito inicial se prendia com a criação de um asilo para os pobres. João Sousa, atual presidente da instituição, e Ana Maia, diretora técnica, revelaram, em entrevista connosco, o meritório trabalho que tem sido efetuado.

Ver mais.

Caminhadas, desfiles de Carnaval e até torneios de boccia

O Centro Social Paroquial de Lamosa sempre procurou inovar e implementar atividades que dinamizassem a comunidade mais velha do concelho. Além do Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Idosos, a instituição quer certificar-se que os seus utentes se mantêm ativos, funcionais e com qualidade de vida.

Ver mais.