Edição 116 – Março 2019

A formação integral através de um trabalho coletivo

Com um caráter inclusivo bem impresso na sua génese, o Centro Helen Keller, sediado no Restelo, em Lisboa, continua a ser um nome de referência no ensino nacional de crianças e jovens, desde o berçário até ao 9o ano. Fomos ao encontro do presidente, Alberto Maia e Costa, e da diretora pedagógica, Ana Lúcia Pelarigo, que fizeram o balanço do último ano e revelaram os objetivos traçados para a instituição.

Ver mais.

“Da formação à excelência”

A Sociedade Euterpe Alhandrense é a coletividade mais antiga do concelho de Vila Franca de Xira. Nascida para a música, alicerçou-se também no fomento do teatro, do desporto e da dança. Depois de um curto período de menor fulgor, foi no final da década de 80 que um grupo de jovens procurou trazer uma renovada dinâmica à instituição.

Ver mais.

Dar a oportunidade de sonhar através da arte...

O Conservatório d’ Artes de Loures é uma escola de sonho e de sonhos, que usa a arte como instrumento de humanização e transformação. A sua missão é promover o desenvolvimento humano e social, integral e holístico, através da educação e da prática artística.

Ver mais.

O conservatório de Música de Seia - collegium Musicum quer ser escola de referência na qualidade e diversidade de ensino.

Fomos ao encontro de António Tilly, diretor pedagógico desta escola do Ensino Artístico Especializado de Música, tal como é regulado pelo Ministério da Educação, que tem possibilitado a centenas de crianças e jovens da região de Seia, Oliveira do Hospital, Nelas e Gouveia, a possibilidade de frequentar este ensino.

Ver mais.

Um lugar de aprendizagem

A Escola de Dança Lugar Presente (EDLP) encontra- se sediada em Viseu e desde 2005 que se dedica ao ensino artístico especializado da dança. Fomos ao encontro de Ana Cristina Pereira (Diretora Pedagógica) e Albino Moura (Administrador), que fizeram o balanço do ano transato, levantando o véu quanto aos próximos projetos.

Ver mais.

Uma escola de vida, cultura e música

Prestes a completar 31 anos, a Academia de Música de Castelo de Paiva tem sido uma instituição formadora de inúmeros alunos, alguns dos quais já atingiram patamares de excelência no plano nacional e internacional. Estivemos em diálogo com Agostinho Vieira, Diretor Pedagógico desde a sua fundação, e com Gonçalo Rocha, Presidente do Município.

Ver mais.

“Uma avalanche imparável de êxitos, com uma alegria e felicidade desmedidas”

O Conservatório de Música de Santarém nasceu em maio de 1985, da vontade de um grupo de 12 amigos que entendiam que a música é imprescindível ao desenvolvimento global do ser humano. Falámos com Maria Beatriz Martinho, Presidente da Direção, e com Sílvia Oliveira, professora de Ballet e Coordenadora do Departamento de Dança, que partilharam connosco o balanço do último ano e revelaram a dinâmica projetada para o futuro.

Ver mais.

A missão de fazer as crianças felizes

O Colégio Oficina dos Sonhos, sediado em Santo António da Charneca, é considerado uma referência no ensino de crianças no concelho do Barreiro e também um dos melhores no panorama distrital. Estivemos em diálogo com Alexandra Galvão, sócia- fundadora deste projeto em conjunto com o seu irmão Edgar Galvão, que nos apresentou a alma e missão desta casa.

Ver mais.

Um parceiro do desenvolvimento regional

A EPA – Escola Profissional de Agricultura de Desenvolvimento Rural de Carvalhais/Mirandela é o único estabelecimento com esta finalidade na região de Trás-os-Montes. Uma elevada responsabilidade, relativamente à qual ficámos a conhecer como está a ser cumprida, junto do seu diretor, Manuel Taveira Pereira.

Ver mais.

Uma aposta forte na qualidade de ensino

Estivemos em diálogo com Júlio Valente, diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, acerca do caminho que a sua Escola Secundária tem trilhado nos últimos dois anos letivos, bem como as novidades presentes no atual.

Ver mais.

Uma dinâmica vencedora

Estivemos em diálogo com Maria do Céu Santos, diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, que nos apresentou a atual realidade educativa deste agrupamento composto por 12 unidades de ensino.

Ver mais.