Edição 113 – Dezembro 2018

"Cabo Verde é uma porta de entrada segura dos países europeus na África Ocidental”

Estivemos em diálogo com Luís Filipe Tavares, Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades da República de Cabo Verde. O nosso interlocutor faz um balanço nitidamente positivo das relações entre Portugal e o seu país, ao mesmo tempo que salienta o conjunto de potencialidades que o Arquipélago apresenta.

Ver mais.

A hospitalidade e afabilidade de um território em expansão 

São Roque do Pico carrega consigo uma longa e rica história, tendo comemorado recentemente 476 anos de elevação a concelho. Este município açoriano é presidido há cinco anos por Mark Silveira que, em conversa connosco, deu a conhecer os elementos fulcrais da sua atratividade natural, turística e cultural.

Ver mais.

Reeducar para a ecologia 

A Câmara Municipal de Montalegre está a desenvolver um conjunto de ações estratégicas no que respeita às alterações climáticas. O presidente do Município, Orlando Alves, explicou-nos em exclusivo os projetos que estão a ser conduzidos pelo seu executivo dentro deste âmbito.

Ver mais.

LAAC – 52 anos ao serviço da comunidade

A Liga dos Amigos de Aguada de Cima – LAAC desenvolve na atividade principal respostas sociais aos níveis da infância (Creche, Pré-Escolar e Centro de Atividades de Tempo Livre) e da terceira idade (Lar, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário). Neste momento, apresenta-se com capacidade para um total de 170 crianças e de 110 utentes na área da terceira idade. Nas atividades secundárias, contempla o desporto (futebol e andebol) e a cultura (escola de musica, teatro e dança). Solidariedade, Respeito, Ética, Confidencialidade, Rigor e Profissionalismo são os valores que esta instituição prima por preservar.

Ver mais.

Cinco gerações ao serviço da causa social

Revelamos nesta edição da Portugal Inovador a obra social do Comendador Joaquim de Sá Couto, um dos mais prestigiados empreendedores de São Paio de Oleiros.

Ver mais.

O “pólo de vida” da Vila de Avanca 

O Padre José Henriques assumiu em 1989 a Paróquia de Avanca. Desde então, tem sido ele o impulsionador do Centro Paroquial e Social daquela freguesia, que lhe foi parar às mãos quando apenas as paredes do edifício central estavam levantadas. Hoje, este é um importante “pólo de vida” desta vila pertencente ao concelho de Estarreja, servindo mais de 300 utentes.

Ver mais.

Solidariedade, honestidade, alegria e profissionalismo

A SOLSIL (Associação de Solidariedade Social do Silveiro) é uma instituição que completou este ano o seu 26º aniversário. Carlos Rito (presidente) e Áurea Batista (diretora técnica) mostram-nos agora a sua atualidade.

Ver mais.