Edição 126 – Janeiro 2020

“A infância tem que ser cuidada”

A freguesia de Avenidas Novas potencia o encontro de várias gerações num ambiente multicultural e de grande partilha. Ana Gaspar, presidente da Junta de Freguesia, fala-nos desta vivência numa ótica centrada na criança.

Ver mais.

Em prol da freguesia, pela verdadeira Lisboa

Famosa pelas suas festas populares, marchas e arraiais, que rejuvenescem o espírito lisboeta com cor, fantasia, alegria, canções e generosidade, a freguesia de Santo António respeita o passado trabalhando o presente. Em diálogo com o seu Presidente, Vasco Morgado, conhecemos o trabalho feito em prol dos mais pequenos, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e, principalmente, preservar “a verdadeira Lisboa”.

Ver mais.

É bom crescer no Areeiro

Fernando Braamcamp, presidente da freguesia do Areeiro, partilhou connosco o seu foco em construir uma creche pública. O nosso entrevistado revela que a creche foi uma promessa do anterior presidente da CML, e acredita contar com o apoio do atual. O projeto será iniciado até ao final de 2020, num edifício na Avenida António José de Almeida.

Ver mais.

Apoiar a criança sem esquecer a família

Para Maria da Graça Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara, poucos assuntos são mais urgentes do que garantir o bem-estar de todas as crianças, sem jamais esquecer a importância de englobar a família e a escolas neste trabalho.

Ver mais.

Freguesia do Beato em transformação

Pese embora a Freguesia do Beato tenha uma população envelhecida e um índice de natalidade baixo, uma mudança de paradigma pode vir a acontecer nesta área da cidade de Lisboa.

Ver mais.

Educar para a cidadania

É, em área, a maior freguesia de Lisboa e a segunda mais populosa. Nos Olivais encontramos uma população que vive a sua terra intensamente. Em diálogo com a Presidente, Rute Lima, conhecemos uma freguesia onde se educa as crianças e jovens a serem cidadãos melhores, mais atentos à sociedade.

Ver mais.

Crescer no centro histórico de Lisboa

A freguesia de Santa Maria Maior abrange cinco bairros do centro histórico de Lisboa (Chiado, Baixa, Mouraria, Castelo e Alfama) – “a joia da coroa da cidade”, enaltece Miguel Coelho, Presidente da Junta de Freguesia.

Ver mais.

Uma missão em nome da qualidade de vida

Acompanhar e auxiliar os utentes com “carinho e amor”, para que todos possam “viver com saúde e qualidade”. Assim se caracteriza a missão da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros (SCMMC), que trabalha diariamente pelo bem-estar de uma comunidade envelhecida.

Ver mais.

Educar para dinamizar a região

Preparar os jovens para os desafios do futuro, sem descurar o amor pelas raízes e as mais-valias da região: assim se define a filosofia do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, onde o suceCsso rima com empreendedorismo.

Ver mais.

Ao serviço da comunidade

O Centro Social Nossa Senhora de Fátima, sediado em Macedo de Cavaleiros, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, criada na década de 50 e tutelada pela Congregação de Direito Pontifício denominada Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado.

Ver mais.

Cante Alentejano: o legado de uma região, reconhecido pelo mundo

Estávamos em novembro de 2014 quando o Cante Alentejano foi oficialmente reconhecido como Património Imaterial da Humanidade. Hoje, falamos de um bem cultural revestido de uma nova projeção, alimentada pela iniciativa de Municípios como Serpa e dos seus incansáveis grupos corais.

Ver mais.

São Torcato, a harmonia entre a Terra, o Homem e o Rio e 25 anos de elevação a vila

De raízes profundamente rurais e com forte movimento associativo, a Vila de São Torcato valoriza projetos de índole social, económica, cultural, ambiental e desportiva. Alberto Martins (presidente da Junta de Freguesia) fala- nos agora dessas marcas identitárias que tão bem unem os torcatenses.

Ver mais.