Edição 103 – Fevereiro 2018

Mariquinhas, desde a árvore até à garrafa

Fomos ao encontro de Cristina e Bernardo Cavalheiro, uma aliança empreendedora de mãe e filho que é uma referência na produção e divulgação da Ginja de Óbidos.

Ver mais.

Líder no setor da fruta em Portugal

Armando Torres Paulo, Pedro Patrocínio e Francisco Torres são os membros da administração da TriPortugal e donos das empresas que compõe este Agrupamento Complementar de Empresas. Em entrevista connosco, os nossos interlocutores explicaram o sucesso da empresa e como se evidenciam nos mercados.

Ver mais.

O parceiro certificador ideal

A Codimaco surgiu em 1993 como uma associação local de defesa e promoção da Pera Rocha do Oeste DOP e, como associação, visava promover a sua certificação. Os sócios-gerentes Jacinta Saraiva, responsável do departamento de certificação, e Luís Paiva, responsável do departamento de qualidade, explicaram, em entrevista connosco, os eixos de atuação da empresa.

Ver mais.

Em defesa da agricultura biológica

Proporcionando uma ampla gama de serviços, a Agro-Sanus apoia produtores de norte a sul na reconversão dos seus terrenos para uma agricultura que garanta não apenas qualidade, mas também o bem-estar do ambiente.

Ver mais.

Existimos para melhorar a atividade dos nossos clientes

A Consulai ocupa uma posição líder nos serviços de consultoria direcionados para as áreas agrícola, agroalimentar e florestal, tendo recentemente alargado o seu âmbito também para o setor do mar.

Ver mais.

Do Oeste para o Mundo

A Obirocha – Cooperativa de Fruticultores da Região de Óbidos é uma cooperativa especializada na Pera Rocha e na Maçã Gala, fazendo assentar a sua produção e comercialização em matéria-prima exclusivamente autóctone da região.

Ver mais.

Valorizar o granito e expandir além-fronteiras

Tornando-se a primeira empresa do Granito de Ponte de Lima a ter uma dimensão internacional, a GraniFinas aprendeu a explorar o seu mercado sempre com os valores da humildade e do trabalho árduo para se fazer valer neste universo tão competitivo. João Pedro Fernandes é o primeiro da segunda geração, herdando estas qualidades dos seus pais e do seu tio, e hoje a empresa, que fora fundada a 2 de agosto de 1996, prospera num clima de mudança e crescimento.

Ver mais.

Stonepro – Integridade e responsabilidade

Todos sabemos que a pedra é um produto facilmente exportável, e apesar de Portugal ser um país relativamente pequeno, tem uma grande diversidade e quantidade para oferecer ao mundo. E, tal como todos os outros setores, também as empresas da fileira da pedra sentem a necessidade de ganhar competitividade para comunicar numa linguagem mais global.

Ver mais.

Empenho, trabalho e confiança

É através de uma personalidade sólida e determinada que algumas empresas começam por trilhar o seu caminho. Este é o caso do Grupo Frazão, que hoje reflete o carácter iniciado por Francisco do Rosário Frazão. Mas como há sempre uma narrativa por detrás de um mentor, o Grupo Frazão só é como hoje o conhecemos pela força e união que este pai transmitiu aos seus filhos: António Frazão, Joaquim Miguel Frazão, Abel Frazão, Maria Trindade Coutinho e Sofia Frazão.

Ver mais.

Investir nas pessoas

Foi pelas mãos de Eliseu Frazão que a Fravizel nasceu há 33 anos, no Pé da Pedreira. Hoje é nessa mesma região, em Alcanede, que a sua filha (Inês Frazão) nos ajuda a compreender as formas de trabalho tecnologicamente mais avançadas que foram surgindo ao longo dos anos e que esta empresa tem aproveitado.

Ver mais.

Trabalhar com a natureza

Sabendo de antemão que cada pedra é um pedaço de história, a Ludistones aposta na comercialização de vários tipos de matéria-prima para dinamizar o seu mercado. Luís Tomás e Dina Antunes são os que conduzem este negócio, que todos os dias se aprende a readaptar a novos ciclos e mudanças.

Ver mais.

O Parceiro que Procura

A Netostones alia os seus 50 anos de experiência, a tradição e as novas tecnologias para transformar e comercializar pedras naturais de todo o mundo. Trabalham com calcários, mármores e granitos, nomeadamente blocos, chapas, mosaicos e todo o tipo de peças de cantaria por medida. Exportam um pouco para todo o lado, nomeadamente para a Europa, África, Estados Unidos e Canada.

Ver mais.

Pedras Naturais com Saber

A Rustistone apresenta um conceito diferente do comum das demais pedreiras – trabalha com pedras de faces naturais. É na própria extração, situada na zona de Alcobaça, que apresenta pedras, com faces rústicas trabalhadas manualmente. É uma empresa familiar, portadora de um largo conhecimento no setor adquirido ao longo dos vastos anos de experiência de Tito Martins, administrador da Rustistone.

Ver mais.

A natureza unida às pessoas

Avelino Gomes mostrou-nos como a história da Candipedra se foi construindo ao longo do tempo. Decorreram 25 anos desde a sua fundação e hoje, com o auxílio do seu filho, serão vários os motivos para conhecermos melhor o Maciço Calcário Estremenho (MCE), tão particular da área de Cabeça Veada.

Ver mais.

A Pedra, a Cerâmica e as suas ligações

Com quase meio século de existência, a Empresa Aldeia S.A foi traçando o seu percurso de geração em geração. Hoje, é pela visão de Luís Lopes que melhor podemos ficar a conhecer esta empresa, que se encontra essencialmente vocacionada para o fornecimento do mercado nacional da cerâmica, nas áreas do pavimento e revestimento.

Ver mais.

Especialistas em granito

A Original Stone é uma empresa instalada na área de Penafiel, que conta já com alguns anos de experiência na área do “Granito”. Dedica-se à comercialização de todo o tipo deste material, desde a transformação à colocação do mesmo, sendo as calçadas a sua marca.

Ver mais.

Fiéis à tradição

A Padaria é uma casa com uma longa história em Anadia. Atualmente nas mãos de Goreti e Fernando Santos, a sua aposta está em manter os métodos que vêm sendo usados há mais de meio século, ao mesmo tempo que a sua oferta de pastelaria se vai tornando cada vez mais diversificada.

Ver mais.

Quando a poesia e a música se sentam à mesa

Como aliar o melhor da cozinha tradicional portuguesa com o apelo de inovar e percorrer receitas nunca dantes navegadas? O Sonetos é um restaurante que pediu inspiração à música e à poesia, oferecendo à comunidade portuense pratos e uma simpatia que desafiam as métricas pré-estabelecidas e que se revelam, por isso mesmo, épicas.

Ver mais.

As vivas marcas da tradição

Comer em família é um ritual que junta pessoas de diferentes gerações. Comer com gosto aproxima rostos, temperos e aromas. Comer com o Restaurante do Capador é atrair tudo isso, sem deixar de lado a identidade da gastronomia portuguesa.

Ver mais.

Gaby, a casa que une saberes e sabores

Muito mais do que a satisfação de uma necessidade, a gastronomia é uma viagem introspectiva, que se constrói da boca para a alma. Gabriela Ribeiro conhece bem os recantos da comida tradicional portuguesa, e é através da marca Gaby - a minha casa (agora localizada em Ovar, outrora inserida em Lisboa) que pretende embarcar o sentimento vareiro num elo com os antepassados.

Ver mais.

A melhor cozinha regional num espaço moderno

A funcionar há mais de quarenta anos, o Restaurante Stop (situado em Oiã, concelho de Oliveira do Bairro) é uma referência na região. Fomos conhecer melhor esta casa, em conversa com o proprietário, Avelino Silva.

Ver mais.

Profissionalismo do Tamanho do Mundo

É em Felgueiras, junto à Câmara Municipal, que fica situada a Léguas e Cardeais. Uma agência de viagens com profissionais devidamente qualificados, com experiência e conhecimento de mercado na área do turismo.

Ver mais.

Pequenos detalhes, grandes horizontes

Muito mais do que um destino, a Agência de Viagens Paraíso quer proporcionar bons momentos. Num amplo conhecimento do mercado, serão diversos os serviços que aqui poderemos encontrar, mas mais importante do que isso é o contacto humano que a faz superar os já urgentes desafios.

Ver mais.

"Com sede no Norte, mas virada para o mundo…"

É no futuro que está o nosso foco.

Ver mais.

Ligações que se entrecruzam

Muito mais do que um mero intermediário entre um cliente e um operador turístico, o agente de viagens cativa sonhos e proporciona experiências. Fátima Ribeiro, que já se encontra a trabalhar no ramo há duas décadas, conhece bem o valor da sua profissão e é através da FR Travel que nos ajuda a alargar horizontes que vão muito além daqueles que podemos encontrar em Viseu (onde se encontra localizada).

Ver mais.

a SUA imobiliária

Como nos é dito por Genoveva Alves: “Decidi criar aquilo a que chamo a SUA imobiliária, que é, como o nome indica, um conceito original de agência imobiliária baseado na proximidade com o cliente”.

Ver mais.

Rota 25 uma empresa que valoriza os produtos portugueses

Projeto familiar criado de raiz por Armando Peres e seu filho, Bruno Peres, a Rota 25 parte de Aveiro e transporta a qualidade dos produtos portugueses até aos quatro cantos do mundo.

Ver mais.

Paixão pelos desportos náuticos

A Riactiva iniciou em 1997 um percurso de intensa dedicação ao ensino e à partilha de experiências nestas atividades, sendo uma referência na região centro/norte do país.

Ver mais.