Edição 125 – Dezembro 2019

Um espaço com sofisticação e conforto, bem no centro de Ponte de Lima

Instalado num bonito e amplo edifício, que facilmente sobressai para aqueles que por aqui passam, o Sabores do Lima é um dos destaques da restauração local. Fomos conhecê-lo melhor, em diálogo com Sofia Lemos e Hélder Caldas.

Ver mais.

Sabores requintados sobranceiros ao Rio Minho

Instalado na Quinta das Minheirinhas, com um pano de fundo idílico, o Restaurante Casa das Velhas, em Vila Nova de Cerveira, é dinamizado desde há seis anos por João Ferreira, Chef de Cozinha, e a sua esposa. Desde então o bom nome do espaço foi elevado ao mais alto patamar da gastronomia portuguesa.

Ver mais.

A contemplação da arte e a riqueza dos sabores

A simbiose que se cria entre sabores, paisagens e pessoas é transversal a diferentes regiões do país, mas em Vila Nova de Cerveira a contemplação da arte é o prelúdio para uma história ímpar. Fomos conhecer de perto a Casa do Lau junto com Júlio Vaz e Maria José que, numa soberba esplanada com vista sobre o rio, nos falam das suas diversas propostas de cozinha tradicional portuguesa.

Ver mais.

A história que todos os dias renasce em Caminha

Em pleno centro da vila de Caminha, deparamo-nos com o Restaurante Baptista, um lugar que a história indica ter sido “o primeiro local social de Caminha”, surgido no início do século XX. Em 2014, foi completamente renovado e decorado ao estilo de outrora. Manuel Santos (responsável pela cozinha) e Pedro Santos (gerente de sala) falam-nos hoje dessas vivências que marcaram diversas gerações de caminhenses.

Ver mais.

Do mar para a sua mesa

Em Viana do Castelo, a frescura dos peixes e mariscos serve-se na Tasquinha da Linda.

Ver mais.

Um mar de sugestões

O restaurante Maraberto está localizado no Club de Vela de Viana do Castelo. Além dos sabores, a vista para a foz do rio Lima e para o Atlântico tornam cada refeição especial.

Ver mais.

O sonho e os sabores partilhados

Tiago Neto e Daniela Moreira estiveram durante muitos anos a trabalhar no Algarve. Ele, na restauração e ela em Enfermagem. Mas desde muito cedo perceberam que a bússola apontava para Norte. A transição geográfica acabou por se dar de forma natural e hoje o casal apresentanos o restaurante Túnel dos Sabores, localizado no centro da cidade de Barcelos.

Ver mais.

Guardião de memórias e tradições

A história do Restaurante A Barca começou a ser narrada há 25 anos, em Vila do Conde, mas as circunstâncias levaram a que, mais tarde, Geraldino Campos deslocasse o conceito para a freguesia de Barqueiros (em Barcelos). Hoje, o mentor do projeto mostra-nos a renovação dessa casa, que agora conta com o apoio dos filhos, Joana e Hugo Campos, para melhor defender o que a cozinha regional minhota tem para oferecer.

Ver mais.

Bagoeira, um ícone de Barcelos

Numa das mais belas e históricas terras lusas, encontrámos um secular refúgio dos melhores sabores do Minho.

Ver mais.

O sucesso do trabalho de uma vida

Situada na encosta do Bom Jesus, em Braga, a Abadia d’Este é um baluarte da gastronomia minhota. Estivemos em diálogo com o fundador, José Rodrigues Vieira, e com a sua descendência, que colabora neste projeto, tendo já atingido a terceira geração.

Ver mais.

Um encontro com a história dos sabores minhotos

Fundado em 1953, o Bem-me-quer atravessa gerações, mantendo incólumes o seu amor e o respeito pelas raízes gastronómicas de Braga.

Ver mais.

Restauração com identidade

O Tia Isabel é um espaço que materializa o sonho e a paixão de Isabel Lopes pela gastronomia. Juntamente com o marido, Jorge Araújo, abre-nos as portas da sua Casa.

Ver mais.

A excelência da gastronomia portuguesa

Na Praça Amadeu Abílio Lopes, em Melgaço, encontrámos uma referência da gastronomia regional que satisfaz um grande fluxo de visitantes portugueses e espanhóis.

Ver mais.

Os tradicionais sabores minhotos

A partir de Melgaço para o país e o mundo, a Adega Regional Sabino tem valorizado e imortalizado, dia após dia, o tradicional sabor e carisma da excelente gastronomia minhota.

Ver mais.

Vinhos de Lisboa crescem em Portugal e no mundo

Francisco Toscano Rico, presidente da direção da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, falanos sobre o intenso dinamismo de um produto e de um território cuja excelência tem conquistado, dia após dia, novos públicos.

Ver mais.

Um projeto orgulhosamente de Lisboa

A Quinta da Folgorosa, situada em Dois Portos, tem uma história longa e está inserida na produção de vinhos da região de Lisboa desde 1711. Foi palco das Invasões Francesas, tendo o Gen. Wellington reconhecido a qualidade dos vinhos brancos desta localização. José Melicias, responsável geral da Quinta, indica que foi “no final do século XX que esta assumiu um papel relevante no panorama vitivinícola português, tendo sido das primeiras, em 1980, a lançar vinhos com o seu nome para o mercado”.

Ver mais.

Um projeto emergente, cultivado pela tradição

A Quinta de Vale Mourisco começa a conquistar um interessante espaço no panorama dos vinhos de Lisboa, aproveitando as virtudes de um terroir especial e de uma ligação secular à vitivinicultura. Estivemos em diálogo com Amélia Zuzarte Reis, impulsionadora deste projeto.

Ver mais.

Adega da Lourinhã mantém níveis de qualidade e crescimento

Num ano em que a sua aguardente, mais uma vez, renovou a medalha de Ouro no Concurso de Vinhos de Lisboa 2019, fomos conhecer a atualidade da Adega Cooperativa da Lourinhã, instituição de referência de uma das mais únicas regiões do nosso país.

Ver mais.

A voz ativa dos agricultores há 30 anos

Criada em 1989 e sediada em Castro Verde, a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB) tem valorizado o setor e combatido os seus desafios há três décadas. O presidente, José da Luz Pereira, reflete sobre o papel da entidade no seio de um território caracterizado pelas grandes explorações (em regime de produção pecuária extensiva), dedicadas aos pequenos ruminantes e à produção de cereais para a sua alimentação.

Ver mais.

O caráter inconfundível do azeite de Estremoz

Foi em 1952 que nasceu a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores (CAOE) de Estremoz, fruto da necessidade dos associados se organizarem e valorizarem a remuneração da venda da azeitona. Atualmente com cerca de 500 membros, a relação de estreita proximidade entre Cooperativa e produtores é a chave para o sucesso.

Ver mais.

Fazer a Medicina com Humanismo, Partilha e Empatia

Enquanto diretora clínica de uma instituição e herdeira de uma forma diferenciadora de viver e praticar a Medicina, Alexandra Covas Lima falanos sobre a importância da ligação emocional, genuína e humana entre médicos e utentes, aludindo a uma “entrega” e a uma “dávida” que trazem o verdadeiro enriquecimento pessoal.

Ver mais.

Quando o vinho é uma viagem

É na renovada Casa das Talhas que a Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) apresenta o mote do seu projeto enoturístico. Mais do que um espaço dedicado, inaugurado a 25 de outubro, pretende dar a conhecer a história da Adega assim como a da origem dos seus vinhos, recuando ao tempo romano e apostando no tradicional e cultural Vinho de Talha.

Ver mais.

Produção de cogumelos marcada pela inovação e pela sustentabilidade

Fundada em junho de 2017 e instalada em Aljustrel, a Scóbis corresponde a um recente projeto de cultivo de cogumelos exóticos. Fomos conhecer melhor o seu trabalho, em diálogo com Catarina Afonso e Ana Banza.

Ver mais.

Promover a excelência do Porco Alentejano

Há 28 anos que a Associação Nacional dos Criadores do Porco Alentejano (ANCPA) tem vindo a lutar para preservar a riqueza de uma espécie (e de um sistema de produção) essencial para a contínua (re)valorização de toda uma região.

Ver mais.

“Compre o que é nosso para não descalçar Portugal”

A Mambri, situada em Barcelos, é uma empresa fabricante de calçado, liderada pelo atual sócio-gerente, José Brito. Em entrevista connosco, ajudou-nos a conhecer os pormenores da sua atividade.

Ver mais.

Responsabilidade, ética e honestidade

Sediada em Barcelos, a Habiol atua no mercado imobiliário desde 1992. Daí para cá, tem pautado a sua atividade pela identificação dos problemas dos seus clientes, correspondendo com a criação de soluções integradas e congruentes para cada um.

Ver mais.

Uma grande variedade de sabores, num lugar onde nos sentimos em casa

Desde 1958 que o Restaurante Chuva tem vindo a construir uma história de prestígio, sendo hoje um dos principais destaques do cenário gastronómico de Barcelos.

Ver mais.

A responsabilidade por um mundo melhor

A Mofil é uma empresa do setor metalúrgico, sedeada em Povoa de Varzim com instalações fabris em Vila do Conde, que produz, principalmente equipamentos de recolha de resíduos. Em conversa com Manuel Carneiro e Valdemar Costa, da Direção, conhecemos o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental.

Ver mais.

A tradição aliada à vanguarda

Fundada em 1957, a Relojoaria Mendonça é uma das casas mais emblemáticas não só do comércio portuense como do panorama relojoeiro nacional.

Ver mais.

É uma cadeira portuguesa com certeza

A ADICO é uma empresa de mobiliário metálico que se aproxima do seu 100º aniversário. Nas suas instalações em Avanca, no concelho de Estarreja, fabrica-se um artigo que é mais do que uma simples cadeira. Presença assídua nas esplanadas de cafés, a Cadeira Portuguesa é já um símbolo da cultura nacional e um marco além-fronteiras para o design e talento falados em português.

Ver mais.

Vieira Cork: a arte de laborar a cortiça

Trabalhando para os grandes players do setor, a Vieira Cork produz rolhas e discos de cortiça que proporcionam qualidade e garantia a todos os parceiros. Criada em 1983, eis uma empresa que soube adaptarse às constantes mudanças deste exigente mercado.

Ver mais.

O sabor invicto da Francesinha

Desde muito cedo que Paulo Ribeiro conhece os meandros do ramo da restauração. Durante duas décadas trabalhou numa casa icónica, em Penafiel, mas a ambição cresceu e, em 2010, abriu o Invictus Café, em Paredes. O objetivo foi desde sempre oferecer o sabor original dessa tão célebre especialidade nortenha – a Francesinha – e transportar a sua autenticidade para outros recantos de Portugal.

Ver mais.

“O Cabeças: ir provar e ver que é bom”

Situado em Rio Tinto, o Cabeças – Armazém das Sandes foi inaugurado no passado dia cinco de novembro e nasce no seguimento do sonho profissional dos seus proprietários, Saúl Sousa e Patrícia Sousa.

Ver mais.

Francesinha à moda d’ O Tosco

Um espaço que dá asas ao gosto pela arte de cozinhar e onde a boa gastronomia se serve com generosas doses de bom gosto e simpatia.

Ver mais.

Ponto de encontro multicultural

No American Club Granja, o visitante pode desfrutar de cocktails ou petiscos variados. Espaço que privilegia o diálogo e o convívio, a sala transforma-se com dança, poesia encenada, yoga, reiki, entre outras noites temáticas.

Ver mais.

“As marcas são as pessoas”

O dinamismo do mercado imobiliário tem sido notório nos últimos anos e, Paulo Silva, que sempre esteve atento às diferentes conjunturas do país, fala-nos agora de uma marca – INOVA Imobiliária – recentemente incorporada no mercado, bem como dos crescentes desafios num setor em constante mutação.

Ver mais.

Uma cultura de resiliência, ao serviço do futuro

Sediada em Maceira (Leiria), a GECO é uma empresa especializada na fabricação de moldes para a injeção de plásticos. António Febra é o fundador e presidente e, nesta edição, revela-nos os desafios que o setor enfrenta, ao mesmo tempo que nos conduz por uma história de quase cinco décadas.

Ver mais.

Uma procura incessante pela excelência e inovação

Fundada em 1977, a Morgado & Ca. é uma referência no comércio de produtos elétricos e eletrónicos em Portugal e no estrangeiro. Aliando serviço, competência, inovação e espírito empreendedor, a empresa sediada em Gondomar tem-se distinguido pela sua inteira dedicação ao cliente, como nos revela o seu presidente, Dr. Filipe Morgado.

Ver mais.

Preservar e desenvolver a Agricultura e os sabores da montanha

A Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) já completa 67 anos de existência e sempre teve como missão o auxílio dos produtores agrícolas da região. Ao longo das décadas, a voz deste associativismo expandiu e não é por acaso que hoje a sua área de influência chega a mais de 20 municípios do Norte de Portugal. Fomos conhecer melhor o seu papel, em diálogo com o seu presidente, Albano Álvares.

Ver mais.

Alavancar o futuro, com raízes no passado

Com um cariz familiar e uma forte ligação à região trasmontana, é desde 1997 que a Veiga Alimentar (sediada em Ribeira de Pena) se dedica à produção da original Batata Frita Barrosã.

Ver mais.