Edição 124 – Novembro 2019

Os sabores de Almeirim

Quem nunca ouviu falar da Sopa da Pedra de Almeirim? Por lá passámos e, no restaurante O Forno, conhecemos outros pratos típicos desta terra ribatejana.

Ver mais.

O gosto de quem faz o que gosta

Nenhum visitante deixa Almeirim sem provar a sua icónica sopa da pedra. Gerido por Fernando David e pela sua família, o David Park é um dos restaurantes certificados no Ribatejo, comprometido com a preservação dos sabores tradicionais que prestigiam a região.

Ver mais.

A origem da Sopa da Pedra

O Toucinho é um dos mais emblemáticos restaurantes de Almeirim, não só por ter sido o pioneiro neste seu ex- líbris gastronómico mas também pela aposta na qualidade que tem mantido ao longo de décadas.

Ver mais.

Uma cozinha de afeto e tradição

Quem se desloca a Almeirim sabe que terá pratos fartos e saborosos à sua espera, por isso quando encontramos Andrea Bastos (gerente do Restaurante Zézano) não só percebemos a importância das suas raízes, mas também verificamos que “o restaurante é um ato de amor”.

Ver mais.

Peixe fresco também é atração em Almeirim

Na rota da melhor gastronomia de Almeirim, visitámos o restaurante O Pinheiro, onde a Sopa da Pedra não rouba o protagonismo à especialidade da casa: Cabeças de Peixe Fresco Grelhadas.

Ver mais.

A excelência culinária num ambiente familiar

Foi em 1970 que nasceu o Chico do Porto, um restaurante situado em Porto Alto, no concelho de Samora Correia. Como era apanágio na altura da fundação desta casa, as pessoas atribuíam alcunhas aos proprietários dos estabelecimentos. Foi rápida a associação do nome do fundador – Francisco – ao local onde se estabeleceu. Nasce assim o Chico do Porto (Alto), projeto que hoje é liderado por César Costa.

Ver mais.

Saborear o melhor de uma região

Através de ex-líbris como o cozido de carnes bravas, ou de iguarias como o polvo e o bacalhau, A Coudelaria é um restaurante que simboliza a arte de bem comer na Lezíria do Tejo.

Ver mais.

Sinta-se em casa, na Taberna da Rita

Uma casa perfeita para acolher refeições intimistas ou para pequenos grupos, onde cada sala tem um nome próprio – a Casa da Costura, a Casa da Desmancha, a Casa da Ponte, a Adega do Matias e a Casa de Jantar.

Ver mais.

Dez anos a promover o Sabor de Coruche

Fazendo a separação entre o Alentejo e o Ribatejo, há uma vila plena de produtos e riquezas tradicionais. É precisamente esse encanto que o restaurante Sabores de Coruche, orientado por António Macedo, promove todos os dias.

Ver mais.

A Golegã também conquista pela comida

No centro da Golegã, encontramos o Lusitanus, um restaurante que funde os pratos típicos do Ribatejo com as tradições alentejanas para, assim, criar iguarias únicas.

Ver mais.

68 anos de história, no coração da Golegã

O nome denuncia a sua localização. Há 68 anos na mesma família, o Café Central é um espaço que vive a tradição ribatejana, no centro da Golegã e no coração dos visitantes.

Ver mais.

Sabores ribatejanos

O Rédea Curta é uma pitoresca casa de petiscos, localizada na Golegã, onde pode saborear alguns dos pratos típicos da região.

Ver mais.

Mais do que um restaurante, uma experiência sensorial

O restaurante O Barrigas, localizado na Golegã, teve o seu nascimento no Entroncamento há 25 anos. O proprietário, Jorge Pereira, leva- nos ao ponto de partida e conduz-nos numa viagem que hoje reflete a excelência da gastronomia portuguesa.

Ver mais.

O surpreendente mundo do Pancinhas no Ribatejo

O receituário de matriz regional é uma obra vasta e grandiosa, que tem sido cultivada ao longo dos séculos. Maria Júlia Neves é gerente do Restaurante o Pancinhas, desde janeiro de 2013, e fala-nos agora das manifestações identitárias que há muito tempo pertencem ao imaginário português e, mais especificamente, ribatejano.

Ver mais.

149 anos de história estendidos sobre a Lezíria e o Ribatejo

Fernando Batista é proprietário da Taberna do Quinzena há 24 anos, mas a história do espaço começou com o seu bisavô em 1870. Houve um tempo em que a casa era uma mercearia, onde os clientes pagavam as suas compras “à quinzena”, e houve também um tempo em que foi uma taberna de petiscos regionais e boas conversas. Mais tarde, Fernando Batista aproveitou novas oportunidades e começou a servir almoços e jantares, por isso fala-nos agora de uma casa que é um baluarte da gastronomia regional.

Ver mais.

Tradição com sabor a Ribatejo

Os verdadeiros apreciadores da gastronomia ribatejana terão muito com o que se deliciar na Quinta do Parque Real, um restaurante que aposta na qualidade, na simpatia do staff e no apego à tradição.

Ver mais.

Uma referência de qualidade e diversidade

O Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum nasceu em 1991, introduzindo na região uma oferta de ensino artístico da Música em condições de igualdade face às dos grandes centros urbanos.

Ver mais.

O artesanato como pilar do desenvolvimento

A Associação de Artesãos da Serra da Estrela (AASE) nasceu em 1992 e tem sido um agente determinante no desenvolvimento social, cultural e económico da região. Fomos conhecer melhor as linhas estratégicas da sua atuação, em diálogo com o seu presidente, João Mário Amaral.

Ver mais.

Uma porta de entrada para a Serra da Estrela

Presente no mercado há quatro anos, a Mountain Home Imobiliária (MH) acolhe os seus clientes com disponibilidade e criatividade. Em diálogo com a responsável, Hermine Duarte, conhecemos uma equipa que assume ser o anfitrião ideal para quem quiser fazer parte da família serrana.

Ver mais.

Um convite a sair da zona de conforto

Ir ao encontro de Samuel Passos torna inevitável que nos sintamos contagiados pelo seu fascínio pela montanha. A partir desse apelo que desde muito cedo sentiu, tem vindo a construir um percurso profissional e empreendedor, nomeadamente através do seu projeto Trilhos e Cumes.

Ver mais.

Um turismo onde a identidade é central

Mais do que uma proposta de lazer ou de descanso, a Active Way – Turismo & Nutrição Lda. tem desenvolvido o papel de mostrar o que de melhor e mais autêntico pode ser encontrado na região envolvente da Serra da Estrela. Fomos conhecer os seus projetos, em diálogo com Filipe André Ferreira.

Ver mais.

A tradição serrana servida à mesa

No Mirante da Estrela servem- se sabores típicos de uma região rica em património gastronómico, paisagístico e emocional. Com a crescente valorização internacional do Geopark Estrela, também estes sabores chegam mais longe.

Ver mais.

Um cão tão nobre e belo quanto a Serra

É no Canil da Quinta de São Fernando que podemos encontrar e travar amizade com o Cão da Serra da Estrela, uma raça plena de simpatia, elegância e instinto protetor.

Ver mais.

Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Fundão

30 anos a inovar: assim se constrói o futuro

O que é que a Bosch, Leica, Browning, Denso, Preh ou Daimler têm em comum? Sediada em Grimancelos (Barcelos), a Celoplás é uma referência global na produção de componentes plásticos de elevada precisão e respetivos moldes para algumas das indústrias mais importantes do mundo. Em diálogo com João Cortez, a Portugal Inovador conheceu uma empresa cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Ver mais.

Sucesso nos patamares mais exigentes

Sediado em Pataias (concelho de Alcobaça), o Grupo Moldegama Industries corresponde a uma das referências cimeiras no cluster dos moldes.

Ver mais.

Inovação, qualidade e personalização

A Inovatools é uma empresa especializada no fabrico de ferramentas de corte para a indústria dos moldes e da metalomecânica, cujo trabalho conjuga o melhor do know- how português e germânico. Fomos conhecer a sua atualidade, em diálogo com Nuno André e Rita Francisco.

Ver mais.

Tecnofrias aposta nas soluções chave-na-mão

Nos últimos anos, esta empresa leiriense tem-se afirmado como um parceiro de confiança da indústria dos plásticos. Decidida a seguir um caminho de evolução, recentemente ampliou o seu leque de soluções, concretamente com o desenvolvimento de uma marca própria – a TF System.

Ver mais.

PICOS: Fabrico & Desenvolvimento 100% Made in Portugal

Fundada em janeiro de 1997 por José Dias e Jean-Michel Abou, a PICOS é uma empresa que passou por várias reestruturações. Atualmente, todo o processo de desenvolvimento e produção é orgulhosamente “Made in Portugal”, garantindo assim qualidade, desempenho e uma criatividade amiga do ambiente e dos humanos.

Ver mais.

Ganhar mais sorrisos, mudar mais vidas

A Clínica Campo das Hortas, em Braga, dedica-se à saúde oral de cada paciente, trabalhando com equipamento de ponta e uma equipa altamente especializada. Em diálogo com a sócia-gerente, Catarina Santiago, ficámos a conhecer um espaço onde o bem-estar físico e emocional dos pacientes está sempre em primeiro lugar.

Ver mais.

A garantia da qualidade e bem-estar dos animais

É na Clínica Veterinária do Taralhão, em Gondomar, que se encontra um serviço completo, completamente dedicado aos tratamentos e cuidados de animais de companhia. Estivemos em diálogo com Gonçalo Lixa, médico veterinário e sócio-gerente da clínica, que há precisamente três anos materializou o seu sonho profissional com a abertura deste espaço.

Ver mais.

A arte de decorar espaços e materializar sonhos

Desde muito novo que José Ferreira percebeu que tinha vocação para o vasto mundo da decoração. Hoje, mostra-nos como o rumo familiar o influenciou neste seu trajeto e a forma como decidiu criar a Requintangular numa abordagem criativa e estratégica.

Ver mais.

Construções de qualidade e tratamentos adequados para a sua piscina

Portonda é uma empresa especializada na construção e manutenção de piscinas que surgiu em 2006, mas Francisco Figueiredo (Sócio- Gerente) já trabalha nesta área há mais de três décadas e hoje mostra-nos os desafios de uma atividade em permanente mutação, bem como as soluções e cuidados que apresenta para responder às exigências do mercado.

Ver mais.

A embaixada dos sentidos

Em Braga, no vale da serra do Carvalho, um “X” identifica mais do que um simples tesouro. Inserido numa propriedade de sete hectares, o X do Xisto partilha com os visitantes boa comida, bom atendimento e uma paisagem cativante. Mais do que um lugar ideal para acolher grandes grupos, esta é uma casa onde os sentidos se temperam com conforto e boa disposição.

Ver mais.

Os clássicos da Bairrada com toda a sua arte, sabor e arrojo

Para muitos, o leitão é a obra-mestra da região da Bairrada, mas quando Augusto Sousa decidiu abrir um restaurante, perto da praia de Matosinhos, o seu principal objetivo era criar uma casa que albergasse as tradições da sua terra, num local que dificilmente seria associado ao leitão. Dessa crescente vontade de inovar e desafiar os clássicos nasceu o Prazeres da Bairrada, em agosto de 2006.

Ver mais.

Um parceiro de excelência na indústria têxtil

Especializada no fabrico de passamanarias, a Joracarsil é uma empresa dinâmica e atenta às necessidades do setor têxtil, jamais esquecendo a importância de desenvolver passos sustentados em nome de um sucesso sem fim à vista.

Ver mais.

Valorizar e fomentar o progresso

A CLF, Têxteis, Lda. é uma empresa fundada em 2012 que produz, essencialmente, peças de vestuário infantil. Embora o cenário inicial expusesse algumas dificuldades, hoje Leandro Cruz e Célia Barbosa (proprietários) compreendem que a conjuntura mudou e mostram-nos como conseguiram ultrapassar os sucessivos obstáculos e singrar nesta indústria.

Ver mais.

Grupo português investe em processo pioneiro

Com mais de 25 anos de atividade no setor da exploração, reparação e instalação de postos de abastecimento de combustível, sendo a Ajuste & Controle responsável pela exploração de postos de abastecimento, a Guimabombas destaca-se pela constante atualização de procedimentos e aposta na inovação. Uma empresa acreditada pela DGEG, INCI, IPQ, CCDRN e SGS.

Ver mais.

Os sabores que definem uma região

Passado e futuro. Criatividade e tradição. Há 14 anos que o Restaurante Galliano aposta nestas dualidades para fazer de cada refeição uma viagem única pelo maravilhoso mundo da gastronomia. Nesta edição, a Portugal Inovador viajou até Barcelos para conhecer uma casa que se tornou um embaixador da sua região.

Ver mais.

O Hotel da Oliveira convida-o a “sentir Guimarães”

Para melhor desfrutar de Guimarães, pernoite no Hotel da Oliveira e vivencie uma experiência repleta de encantos que já cativou turistas de mais de vinte países.

Ver mais.

Inovação e sustentabilidade na indústria têxtil & confecção

A Jomro é uma empresa que, em tempos, se dedicou ao fabrico de máquinas para a indústria têxtil e, embora tenha surgido na Alemanha há 98 anos, a conjuntura daquele país provocou profundas alterações mundiais. Por isso, em 1987, Hans-Martin Heidenreich, formado em Engenharia Têxtil, decidiu abrir uma sucursal da sua organização em Portugal. Hoje, como terceira geração assume esta responsabilidade juntamente com a sua mulher e mostra-nos os desafios da inovação e sustentabilidade.

Ver mais.

Evoluir com inovação e proximidade

A Mister Puzzle foi criada inicialmente com o objetivo de fornecer equipamentos para o mercado Africano, mas em março deste ano o paradigma mudou e passou a fornecer material e soluções na área da informática e eletrónica, em Portugal. Neste momento, continua a fornecer o mercado Africano, mas como sempre foi “uma empresa com objetivos altos”, Cristiano Carvalho (na área comercial) e Raúl Aroso (no ramo da tecnologia) decidiram construir uma base sólida de contactos para, a partir daí, consolidarem as suas relações com clientes, fornecedores e colaboradores.

Ver mais.

Construir com rigor e polivalência

A Obripharma é uma empresa que se dedica à construção e remodelação de espaços no setor do retail e, desde a sua fundação, em 2001, que prima pela excelência e qualidade na execução de todos os seus trabalhos. António Sousa e Nuno Pereira são os rostos deste projeto e procuram deixar a sua marca através de soluções chave- na-mão, garantindo capacidade de resposta, a aplicação de materiais de qualidade e o acompanhamento do cliente em todo o processo de obra.

Ver mais.

Prestigiando a saúde ocular com seriedade desde 1979

Dando preferência a um serviço de saúde ocular personalizado de qualidade e acompanhado com um atendimento profissional e simpatia fazemos a nossa marca no mercado da ótica. É desta forma que se resume o trabalho desenvolvido pela ótica AsKangalhas, em nome da satisfação e bem-estar visual dos clientes.

Ver mais.