Edição 119 – Junho 2019

Uma doce história ancestral

Reconhecida como uma das sete maravilhas da Gastronomia de Portugal, o Pastel de Belém é um ícone da doçaria nacional e este estabelecimento, fundado em 1837, próximo do Mosteiro dos Jerónimos, é um ponto de paragem obrigatório no roteiro lisboeta.

Ver mais.

Tradições portuguesas partilhadas com amizade e harmonia

Muitos dos sabores portugueses estão repletos de histórias e segredos e tendo em conta que a nossa cozinha tradicional se constrói a partir desse passado, hoje, Marco Costa e Domingos Valente desvelam-nos as alianças que foram necessárias para que o Restaurante Harmonia florescesse na cidade das sete colinas.

Ver mais.

Uma experiência única, com sabor a Portugal

Enquanto epicentro da vida social lisboeta e espaço de grandes decisões políticas, o Pabe soube temperar e confecionar as refeições que nos lembram o que é ser português. Agora, através de uma nova gerência, mistura-se o legado do Passado com a modernidade fervilhante da capital portuguesa para proporcionar “uma experiência única”.

Ver mais.

Uma cozinha aberta, de Portugal para o Mundo

No coração de Lisboa há um restaurante onde as melhores técnicas francesas confecionam os mais nobres produtos portugueses. O Paralelo 45 é uma viagem pela boa cozinha internacional, saboreada com gosto português.

Ver mais.

Guardião das receitas tradicionais de bacalhau

Pescado nos gélidos mares da Islândia, o melhor bacalhau serve-se à mesa do D’Bacalhau, revestido pelas múltiplas receitas da cozinha tradicional portuguesa.

Ver mais.

Saborear Portugal com carinho e honestidade

A experiência gastronómica está associada a verdadeiros momentos de confraternização. No Restaurante O Mercado, Paula e José Teixeira ajudam- nos a compreender melhor essas vivências e a ancestralidade que a culinária portuguesa reflete no seu espaço.

Ver mais.

Preservar uma tradição chamada Lisboa

Experienciar Lisboa sem desfrutar da sua melhor gastronomia seria como conhecer-se apenas metade de uma capital, que esconde um vasto património. Sempre apostado em preservar os sabores mais tradicionais, o Dom Feijão promete mostrar o genuíno lado desta cidade.

Ver mais.

Sabores que preservam a genuinidade

Todos sabemos que a relação Portugal-Brasil atravessa séculos de história, mas no Restaurante À Parte damos conta de influências que só a gastronomia pode conduzir. Henrique Pinheiro, proprietário do estabelecimento, é natural de São Paulo, mas foi criado por uma mãe açoriana, um pai marcoense e é casado com uma transmontana. Hoje fala-nos dessas partilhas regionais e do impacto que isso mesmo produz na gastronomia do restaurante.

Ver mais.

O típico sabor da tradição portuguesa

A Adega Tia Matilde é das casas mais emblemáticas de Lisboa no que à cozinha tradicional portuguesa diz respeito e surgiu como homenagem a uma grande senhora de seu nome Matilde, que nos anos 20 iniciou uma tasca de bairro onde se faziam deliciosos petiscos.

Ver mais.

O sabor a Mar numa mesa portuguesa

É em Belém, uma das zonas com mais afluência turística de Lisboa, que se situa a Nunes Real Marisqueira. Fundada há 18 anos por Miguel Nunes, aqui o marisco é rei e, aliado a um serviço de excelência, faz desta uma casa de eleição no panorama lisboeta.

Ver mais.

A alma gastronómica da Madeira

Como madeirense apaixonado pelas suas raízes, e com uma forte relação com a dinâmica artística do teatro lisboeta, Manuel Fernandes sempre almejou ter um restaurante onde o seu berço estivesse representado e que nele “cada cliente se tornasse um amigo”.

Ver mais.

A reinvenção de um clássico de Lisboa

Muitas são as pessoas que ficam apreensivas na mudança, mas Salvador Machaz guardou vestígios do passado e aprendeu a reinventar-se. Hoje, é sócio-gerente do Vela Latina, que recentemente passou por uma profunda remodelação, onde fora introduzida a técnica nikkei.

Ver mais.

Da tradição para a mesa, com alma e autenticidade

Ao longo de três décadas, O Poleiro tem servido ao público a melhor cozinha tradicional portuguesa, tal como era feita antigamente: com alma, simplicidade e fidelidade.

Ver mais.

O refúgio da boa comida

Inaugurado em 2004 e situado na Avenida D. Carlos I, o Frade dos Mares é um restaurante onde o tempo pára e a boa gastronomia começa.

Ver mais.

Um novo conceito para os amantes de marisco

A Mariscaria abriu em fevereiro de 2017, com a promessa de inovar e de ser uma alternativa dentro da oferta existente neste nicho.

Ver mais.

Fidelidade no bem servir

Amplamente reconhecido e premiado pelo público (integrando, inclusivamente, o Guia Michelin), o Solar dos Nunes simboliza o que de melhor se faz – gastronomicamente falando – neste país à beira-mar plantado, com especial ênfase nos encantos do Alentejo.

Ver mais.

A alegria e o sabor do Brasil nas ruas lusitanas

O Sabor Mineiro chegou em 2001 com o intuito de proporcionar aos visitantes, nacionais e estrangeiros, o ritmo quente do Brasil. Hoje, conta com dois restaurantes (Charneca da Caparica e Lisboa), e Ricardo Dias Lopes fala-nos de uma experiência gastronómica, rica em qualidade, variedade e sabor.

Ver mais.

Sabores que evocam memórias expressivas

Quando a tradição se senta à mesa, as pessoas podem refugiar- se numa diversidade de sabores. Eugénio Fidalgo (à frente do Restaurante Fidalgo desde 1977) fala-nos hoje de um espaço que conta com 48 anos de história e um conceito que se prende com os paladares a que a culinária portuguesa nos habituou.

Ver mais.

Onde a arte de bem receber é um modo de vida

Na costa do Estoril, próximo da praia do Tamariz, o Hotel Londres é uma referência para quem, de férias ou em trabalho, procura um ambiente acolhedor e a elegância da cultura portuguesa.

Ver mais.

O nascimento de um novo conceito

A BeGuest – Holiday Rentals é uma empresa que se dedica à promoção e gestão de imóveis, promovendo o aluguer de curta duração para clientes que viajam em lazer ou em negócios. Tendo começado em 2015 como um projeto familiar, o seu grande objetivo é o crescimento sustentado e equilibrado.

Ver mais.

Gerir a diversidade, ligando a tradição à inovação

A Companhia das Lezírias é uma das entidades cimeiras do panorama agrícola nacional, pela sua ancestralidade, pela vastidão das suas terras e pela diversidade de atividades que compõem o seu universo. Fomos conhecer melhor a atualidade desta empresa centenária, assim como a visão proposta pelo seu presidente, António de Sousa.

Ver mais.

Garantia de um serviço profissional e personalizado

A Remood nasce em Setembro de 2018, de uma ideia amadurecida em família. Sediada em Esmoriz, a Remood desenvolve a sua atividade no âmbito da reabilitação imobiliária. O nosso interlocutor, Serafim Sá, Gestor, em colaboração com os filhos, Luís Sá (Relações Públicas e Marketing) e João Sá (Eng.o. Civil) asseguram a atividade da empresa.

Ver mais.

Um sucesso ímpar e uma atitude singularmente irreverente

A BBG, sediada em Esposende, nasceu em 2008, numa época em que o panorama financeiro português atravessava o conturbado período de crise. Das adversidades, esta empresa fez sobressair as suas potencialidades e adaptou-se ao mercado na medida em que soube interpretar, em tempo útil, a tendência que este estava a seguir.

Ver mais.

Três décadas moldadas com sucesso

A Bramolde nasceu no ano de 1988 e o progresso que tem vivido a partir daí levou a que se tornasse um nome com impacto no mercado. Narciso Pereira e Hélder Pereira, dois dos três sócios da empresa, abriram as suas portas e, em conversa connosco, deram a conhecer a identidade desta sua casa.

Ver mais.

30 Anos a Construir o futuro, com confiança

Sediada no concelho de Famalicão, a Fernando Silva & Ca Lda. assenta a sua atividade na experiência, no rigor e no pleno cumprimento das expetativas, contando com um vasto currículo de obras desenvolvidas na região Norte do país.

Ver mais.

23 anos de um serviço de qualidade e confiança

Especializada em proporcionar soluções industriais – seja pela comercialização de equipamento e máquinas, seja mediante o serviço de assistência técnica –, a AMAVICAL - Máquinas e Ferramentas, Lda. tem vindo a consolidar a sua presença no mercado através de um trabalho que alia a qualidade à capacidade de criar vínculos de confiança junto dos seus clientes.

Ver mais.

30 anos de compromisso com a Qualidade

Começou em 1989, em Vila Frescainha S. Pedro (Barcelos), como uma pequena unidade fabril a produzir para grandes empresas nacionais, mas, rapidamente, soube afirmar-se como um importante parceiro para grandes marcas de renome internacional. Hoje dedica-se à confeção de vestuário de alta gama, com uma diversificação e complexidade de modelos que faz da Camorsil uma das mais versáteis empresas têxteis, em Portugal.

Ver mais.

Quatro décadas de um conceito vencedor

Com 40 anos de existência, a Bratécnica tem vindo a ocupar uma posição de destaque na área da implementação de conceitos visuais corporativos e de comunicação.

Ver mais.

A frescura em primeiro lugar

Numa altura em que se encontra perto de completar 16 anos de percurso, a Peixovar é uma referência na distribuição de todo o tipo de peixe. Fomos conhecer o seu trabalho, em diálogo com João Paulo Ramos.

Ver mais.

Profresco e a valorização do destino

A Profresco nasceu em 1994 e embora tenha começado por ser uma peixaria, rapidamente criou novos enredos e hoje agrega também um restaurante e uma unidade fabril, que prepara e condiciona todo o tipo de pescado e marisco (fresco ou congelado). De os olhos postos no mar, Luís Simões fala-nos deste projeto que já completara 25 anos num ambiente de ideias e confraternizações.

Ver mais.

Sado acolhe maior área aquícola nacional

A EA AQUICULTURA DÚ SADO descende de umas das primeiras iniciativas de produção aquícola realizadas em Portugal, então pela mão do avô do sócio gerente, Edo Alexandre.

Ver mais.

Profissionalismo e segurança na assistência marítima

O mar é visto por muitas pessoas como um elemento a ser superado, mas para outros é uma odisseia repleta de aventuras e significados. À conversa com Pedro Ramos, podemos compreender melhor esta envolvência e o que esteve na génese da Safe Harbor Nautical Services e de todas as intervenções náuticas que presta no âmbito das reparações e manutenções.

Ver mais.

Estabilidade, robustez e segurança

A Planus Náutica localiza-se no Porto de Abrigo da Nazaré, dá assistência e manutenção de embarcações, e dispõe de uma fábrica instalada em Valado dos Frades (Nazaré). Embora a firma tenha sido criada em 2015, João Fernandes contacta com esta realidade desde os seus 16 anos e fala-nos hoje de um percurso que envolve técnica, minúcia e muita inovação.

Ver mais.

O oceano no seu espaço

A Fernando Ribeiro Lda, fundada em 1988, tem vindo ao longo destes anos a especializar-se no fabrico de aquários e depuradoras para bivalves, tendo-se tornado rapidamente na empresa líder de mercado no fabrico destes equipamentos.

Ver mais.

Habitações cheias de vida

A Clickhouse encontra-se no mercado há mais de dez anos e veio revolucionar o papel da arquitetura modular. Hoje, José Lista fala-nos sobre essa evolução, que em muito se diferencia da construção tradicional.

Ver mais.

Concretizar a habitação dos seus sonhos

Utilizando metodologias de construção inovadoras que permitem reduzir custos e reforçar a eficiência energética e térmica de qualquer habitação, a VanguardOption é um caso de pioneirismo em Portugal.

Ver mais.

Serviços de automação com know-how e proximidade

A Optieng está no mercado desde 2007 e é um relevante exemplo de como a engenharia nacional tem chegado aos mais exigentes mercados internacionais. Fomos conhecer o seu percurso e a sua atualidade, em diálogo com João Lobato, fundador e diretor-geral.

Ver mais.

A execução perfeita de qualquer projeto

Sediada em Gondomar, a José Vieira da Costa é uma empresa que se dedica à remodelação e decoração de interiores desde 1989. Foi nessa altura que o seu fundador, José Costa, se formou na área da construção civil e decidiu enveredar por esta profissão, desenvolvendo o projeto que abraçou.

Ver mais.

Da bifana ao gelado: o melhor de dois mundos

Depois do sucesso da Tentação das Bifanas, o empresário João Silva e a esposa Maria Luísa decidiram arriscar um novo conceito. O saboroso resultado dessa aventura – a gelataria John Louise’s – pode agora ser provado em Baguim do Monte.

Ver mais.

Um paladar que se abre a um mundo de sabores

Muitas são as tradições que cabem num país pequeno e Luís Queirós, que está no ramo da restauração há 15 anos, sabe que a arte gastronómica se cruza inevitavelmente com a vida das pessoas. Hoje, está à frente do Restaurante Tá na Mesa e fala-nos de uma cozinha ancestral que é preparada com o que a terra tem de melhor.

Ver mais.

Uma viagem às tradições portuguesas

Muitas são as pessoas que gostam de percorrer a zona histórica do Porto em busca de um bom prato de comida. Em plena zona ribeirinha deparamo- nos com o restaurante Ora Viva, que, com 30 anos de história, nos mostra a memória dos sabores tipicamente portugueses. O espaço é atualmente dirigido por António Pinto, mas o nosso entrevistado reconhece que nada disto seria possível sem a união da família, que ao longo do tempo, acabou por acreditar e também abraçar o projeto.

Ver mais.