Edição 113 – Dezembro 2018

Horta: o ponto de partida para novas experiências

Falar no ‘Triângulo’ dos Açores é fazer alusão a um destino portador de uma beleza única, capaz de resistir aos imperativos da sazonalidade. Sempre com esta perspetiva em mente, o empresário Carlos Morais tem procurado dinamizar um leque cada vez mais abrangente e inovador de serviços turísticos.

Ver mais.

A arte de receber com simplicidade

Rosa Dart sabe que muito do sucesso de uma casa reside nos pormenores, e embora alguns possam considerá-los insignificantes, a verdade é que um olhar peculiar e atento sempre marcou a diferença numa área tão desafiante como a do turismo. Habitante e empresária no Faial, a nossa entrevistada mostra-nos agora muito do alento que esta ilha comunica e o crescimento que a Porto Pim Bay tem vindo a obter neste primeiro ano de atividade.

Ver mais.

O vinho produz cultura 

A Adega “A Buraca” está associada às raízes de Leonardo Ávila da Silva, marcadas pelo contacto com o vinho logo desde pequeno. Dedica-se essencialmente à produção artesanal de vinho licoroso, licores e aguardente, algo que tem vindo a fazer há 30 anos.

Ver mais.

O segredo dos vinhos do Pico

A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico surge em 1949, iniciando a sua laboração em 1961. Até 1972, dedicava-se apenas à produção de vinho licoroso através das castas tradicionais brancas, Arinto dos Açores, Verdelho e Terrantez do Pico, e desde logo exportado para o exterior da região. Em janeiro de 2017.

Ver mais.

Baco’s Resort: Harmonia entre a vinha, a montanha e o oceano

Enoturismo, tranquilidade e bem-estar são premissas para visitar o Baco’s Resort. Nesta propriedade, situada no lado norte da ilha do Pico (Açores), os turistas acomodam-se em adegas isoladas por entre as vinhas, aconchegadas pela montanha e voltadas para o imenso oceano.

Ver mais.

Conecte-se com a natureza…

Se procura desligar-se por momentos da vida stressante da cidade, e “viver de forma plena e com conforto” na natureza, as Casas de Incensos são o espaço ideal para se hospedar durante uma viagem aos Açores. Um projeto que surgiu senvivelmente há 8 anos, é hoje um espaço de referência na região açoriana.

Ver mais.

Dar a volta ao mundo sem sair da Horta

Genuíno Madruga tem no mar a sua grande paixão. Já por duas vezes que este mestre pescador açoriano se lançou ao oceano para, sozinho, levar a cabo duas viagens de circum-navegaçao, ao leme do veleiro “Hemingway”. As suas aventuras, que já entraram para a História de Portugal, contam-se em todos os recantos do restaurante Genuíno, onde é possível viajar sem sair da ilha do Faial e ao sabor de um belo prato de peixe.

Ver mais.

Tradições multisseculares

Situado em Seia, em plena Serra da Estrela, o Museu do Pão é um complexo museológico que nos permite fazer uma extensa viagem às vivências de outrora. Junto de Graça Reis (diretora geral), fomos compreender o que esteve na génese deste projeto, bem como de todas as experiências que lhe estão inerentes.

Ver mais.

A cama e a mesa mais tradicionais do Fundão

A família Couto tem aqui raízes bem profundas. Nas suas mãos está o restaurante Hermínia, o mais antigo da cidade; o Hotel Samasa, o primeiro erguido no Fundão; e a Quinta das Flores, que é provavelmente o local da região que mais casamentos já recebeu.

Ver mais.

O sabor de Manteigas

O Olival é um restaurante que nos desafia a provar o melhor que uma região tem para oferecer, recorrendo às regras da tradição e da excelência. Entre outras especialidades, aqui é possível saborear “um dos melhores cabritos do mundo”.

Ver mais.

Três décadas dedicadas aos cães

Fomos ao Canil da Quinta de São Fernando, em Manteigas, onde conversámos com Suzette Preiswerk da Mota Veiga. A nossa entrevistada é a mais antiga criadora desta raça, com um percurso iniciado em 1987 e daí para cá nunca mais largou esta sua paixão.

Ver mais.

Energia em movimento para empilhadores

A Logbatind dispõe de gamas completas de baterias de todos os tamanhos e potências para qualquer tipo de aplicação e uso.

Ver mais.

Soluções de confiança

Em 2010, nasce a empresa ALB – Área Logística da Bobadela – com o objetivo de agrupar e concentrar o know-how e experiência de um conjunto de entidades, permitindo assim ofertar soluções eficazes, diferenciadoras e personalizadas a cada cliente.

Ver mais.

Know-how português ao serviço do mundo 

A Portline é uma empresa nacional, que é cada vez mais uma referência a nível internacional no âmbito do transporte marítimo. Fomos conhecer melhor a sua atualidade, em diálogo com a sua CEO, Cristina Alves.

Ver mais.

Quatro décadas a servir excelência 

Com escritórios em Lisboa, Porto e Aveiro, a Extra – Transportes Internacionais está empenhada em proporcionar serviços transitários adaptados às necessidades dos clientes mais exigentes. Eis um parceiro de excelência para qualquer negócio.

Ver mais.

Cinco décadas de uma empresa vencedora e única 

A Intertráfego é uma referência nacional no ramo dos transportes e transitários, a nível de ligeiros de mercadorias e de pesados. Junto de Sofia Vieira, fomos compreender melhor parte da sua evolução e o posicionamento que agora assume.

Ver mais.

Dinâmica, Sonhadora e Criativa

Nascida na Guarda há 13 anos e inserindo-se no ramo da formação profissional, a Comunilog é uma empresa de âmbito nacional, cuja atividade se encontra distribuída de Bragança ao Algarve. Numa entrevista com Nuno Silva, diretor geral, Rui Abreu, diretor de operações, e Ariana Silva, diretora pedagógica, a Portugal Inovador ficou a conhecer melhor a identidade desta empresa.

Ver mais.

Elevar toda uma região 

A Quinta das Corriças encerra uma história familiar que nas décadas de 60 e70 contribuiu para o prestígio dos vinhos de Valpaços. Hoje, Telmo Moreira está ao leme deste projeto que privilegia a qualidade, aliada à tradição da casa e da região.

Ver mais.

A excelência vinícola de Valpaços

A Sociedade Agrícola Quinta do Gago, situada em Sonim, Valpaços, resulta de um percurso realizado por Fernando Faria e pela sua esposa, Deolinda Sousa, contando com ensinamentos e tradições que atravessaram gerações. Em exclusivo à nossa revista, o produtor e a sua filha, Vânia Sousa Faria, fizeram o balanço da última campanha e levantaram o véu quanto às próximas novidades..

Ver mais.

Azeites diferenciados para todos os paladares

A Casa Agrícola de Valverde detém uma longa tradição na produção de azeite transmontano. O seu proprietário, João Paulo, em conversa connosco, fez o balanço do último ano e levantou o véu relativamente à próxima campanha e ao futuro do lagar.

Ver mais.

A história de Murça contada através do Azeite 

A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça lançou o Azeite Milhões. Trata-se de uma edição limitada de um Azeite com história, obtido de oliveiras centenárias da terra do célebre Soldado Milhões.

Ver mais.

Azeite Terras Dazibo – uma marca que veio para ficar

O projeto Azeite Terras Dazibo nasceu há três anos, posicionando-se como marca premium no mercado, detido pela Masaedo parceira do Lagar Olimontes. Para além da qualidade máxima, este projeto relaciona-se com a elevação da região de Macedo de Cavaleiros.

Ver mais.

Azeite português de categoria superior

A Meirilagar, situada em Meirinhas (Pombal), é uma empresa familiar que conta com um ano de atividade, aproveitando uma experiência nesta atividade que atravessou gerações. Alice Portela e Gregório Portela, em entrevista connosco, apresentaram este projeto que alia a tradição à inovação.

Ver mais.

Abençoado pela Região e pela Natureza

Encontrando-se a celebrar 67 anos de existência, a Cooperativa de Olivicultores de Fátima transporta toda a envolvência que une a espiritualidade da região ao produto que provém das suas terras: Azeite. O presidente, Pedro Gil, faz o balanço do último ano, ao mesmo tempo que partilha connosco as perspetivas para a próxima campanha.

Ver mais.

O aroma da tradição aliado à inovação

A Adega Cooperativa de Palmela é um dos principais polos de desenvolvimento do concelho. Junto de Ângelo Machado (presidente) fomos conhecer melhor as especificidades de uma região onde a cultura da vinha e do vinho assume uma forte relevância socioeconómica.

Ver mais.

Enoturismo: a viagem que nos inspira

José Miguel Almeida é o Presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, cuja fundação remonta a 27 de Maio de 1960. Em entrevista connosco, o responsável partilhou os grandes projetos implementados este ano.

Ver mais.

Doces tradicionais portugueses dão cartas lá fora 

A fábrica Doces da Penha surgiu em 2000 mas o segredo por detrás da pastelaria artesanal tipicamente portuguesa que de lá sai, com destino a vários países europeus, remonta ao século XVIII.

Ver mais.

Uma cozinha familiar 

O edifício que antes foi uma casa de construção naval é hoje um restaurante de referência em Vila Chã. “Estaleiro” foi o nome escolhido por Conceição e Benjamim, proprietários do restaurante, há 30 anos, quando decidiram embarcar no mundo da restauração.

Ver mais.

O sabor e a simpatia do norte

Seja para sentar à mesa ou levar para casa os grelhados que deram nome à casa, o Sabores do Norte oferece simpatia, rapidez, qualidade e aquele gosto pura e simplesmente inconfundível.

Ver mais.

Assegurar relações de confiança com qualidade e inovação

Muitos são os desafios que a indústria têxtil apresenta. Junto de Joaquim Rodrigues, Rui Sequeira e Sónia Castro fomos perceber melhor as especificidades do mercado português e a forma como a própria Sleep Well - Têxtil Unipessoal, Lda tem vindo a evoluir nos últimos anos.

Ver mais.

Decisões no feminino

A Vaid’Agulha é um projeto iniciado por Gorete Pinheiro em 2006. Ao longo destes anos, a sua especialização tornou-se cada vez mais clara, resultando na bem-sucedida produção de um colchão inovador e 100% biodegradável.

Ver mais.

O cuidado e a prevenção são o caminho para uma vida saudável

O cuidado e a dedicação empregues no atendimento de cada paciente impulsionaram Maria Helena Coutinho, médica de medicina geral e familiar (MGF), a sair da função pública e a abrir uma clínica de MGF com especial enfoque no tratamento e acompanhamento de casos de obesidade, complementados pelo saber da nutrição e da medicina estética.

Ver mais.

A Revolução da reabilitação em Portugal

“Se quisermos alcançar resultados nunca antes alcançados, temos que empregar métodos nunca antes testados”. A frase é de Francis Bacon, pai da Medicina Moderna, e está estampada, destacadamente, na parede que recebe quem entra na Kinésio - Clínica Médica e de Reabilitação. O lema faz jus ao seu inovador modo de atuação, focado sobretudo em crianças.

Ver mais.

Qualidade e Transparência 

Há 11 anos nasceu a Policlínica de Santo António, em Rio Meão. Maria João Reis Carvalho, médica dentista, decidiu investir na sua terra natal, reforçando assim a oferta existente numa zona que até então estava pouco beneficiada no que respeita aos serviços de saúde.

Ver mais.

A essência do calçado

Manuel Luís iniciou a sua carreira numa empresa de produtos alimentares, como vendedor, até que decidiu começar a aventura da sua vida, criando a sua própria empresa: a A.Tavares & Martins.

Ver mais.

JMGF: Inovação à medida para a indústria têxtil

Santo Tirso hasteia a bandeira de importante pólo de concentração industrial para o setor têxtil português. Foi neste contexto que surgiu a JMGF, há mais de 30 anos, propondo-se desde então a resolver os problemas de maquinaria que podem parar as fábricas têxteis. Hoje, mais do que produtos inovadores, a empresa conta com uma panóplia de serviços para que o setor nacional não perca produtividade.

Ver mais.

Paixão e Excelência no setor das Pedras Ornamentais

Há 18 anos a viver o mundo da pedra, Romeu Silva decidiu assumir o risco de ser empreendedor e suportado na sua vasta experiência profissional iniciou o seu próprio negócio. Em janeiro de 2017, nascia a TopMarmi, um projeto empresarial que se define pela criatividade, pela qualidade e pelo serviço que o distingue no setor das pedras ornamentais e na conquista da preferência dos clientes.

Ver mais.

40 anos a construir relações duradouras 

A Raúl Carvalho Lda. dedica-se à atividade dos seguros há quatro décadas, estando sediada na freguesia de São Martinho do Campo. Cristina e Maria Manuela Carvalho são netas do fundador, cujo nome está refletido na designação da empresa, e mostram- nos agora a atualidade deste percurso familiar.

Ver mais.